Onibus Flex no Rio!


O Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou ontem o primeiro ônibus produzido no País com tecnologia flex, que pode ser abastecido tanto por gás natural veicular (GNV) quanto por óleo diesel. A ideia do Governo é substituir até os Jogos Olímpicos Internacionais na capital fluminense, em 2016, grande parte da frota atual de transportes coletivos por veículos que utilizem combustíveis mistos.

O novo ônibus emite 20% a menos de dióxido de carbono, atendendo os parâmetros exigidos pelo Comitê Olímpico Internacional para um transporte limpo, um dos compromissos assumidos pelo Rio ao ser escolhido como sede das Olimpíadas.

O novo veiculo foi desenvolvido em parceria pela Man Latin America, que fabrica ônibus Volkswagen, e a Bosch, responsavel pela confecção do motor. O abastecimento será possibilitado pela instalação de postos , pela CEG Gás Natural Fenosa. A ideia e que esse primeiro coletivo e mais alguns outros circulem ate o fim do próximo ano em fase de testes e que, a partir de 2013, os modelos híbridos passem a operar comercialmente.



O secretario de Desenvolvimento do Estado, Júlio Bueno, disse na cerimônia de lançamento do novo veiculo que ele cumpre duplo objetivo: reduz danos ambientais e fomenta a indústria de GNV do Rio de Janeiro, que já é atualmente a maior do Brasil, com cerca de 750 mil veículos leves abastecidos com esse tipo de combustível.

Lopes salientou que a escolha por um modelo flex, em vez de ônibus que funcione só a gás natural, possibilitará que esses coletivos sejam vendidos também para cidades onde a industria de GNV não é tão forte quanto a do Rio. “É um kit que pode ser acoplado ao motor e que não trará impacto mercadológico. Tínhamos que fazer algo inovador, mas atraente para o frotista”, explicou Lopes.

Como o novo veiculo ainda está em fase de testes, as autoridades e empresários presentes ao lançamento não falaram nos custos do ônibus.



(das agências de notícias)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESENHOS | Por Antonio Junior

EXPRESSOS DA CRISTO REI ANOS 90!

DE034 | Antes & Depois