Nova Rodoviária de Irati‏

Uma nova rodoviária será construída pela Prefeitura de Irati para atender a crescente demanda de usuários que tem acesso à cidade através deste terminal. A média mensal de usuários que embarcavam ou desembarcavam na rodoviária, que em 2007 era de 15 mil pessoas, ultrapassou 22 mil pessoas neste ano. O prédio antigo é de 1968 e com o aumento do número de usuários e o desgaste natural do prédio, ele precisa ser ampliado e de um ar mais moderno. A obra, ainda em fase de licitação, está estimada em R$ 3 milhões. Um consulta pública sobre o local adequado para a construção nova apontou para o mesmo ponto onde ela está hoje, devido ao fácil acesso. Segundo informações da Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, o projeto da rodoviária prevê salas de espera, guarda-volumes, sanitários, fraldário, setor de encomendas, espaços para as companhias que realizam o transporte rodoviário, setor para empresas de alimentação e outras, oito boxes para a parada de ônibus, área para taxis e estacionamento.
É com muita alegria que os iratiense, principalmente eu (rsrsrs), receberão a nova rodoviária de Irati. É uma obra muito esperada, e que com certeza ficará show! Certa vez escrevi um artigo de opinião sobre a rodoviária, que foi muito comentado no meu colégio, já que todos concordavam que ela precisava de uma grande reforma. Neste mês de outubro, recebemos a informação que a mesma será demolida para a construção de uma novinha em folha. Enquando as obras andam, será alugado um lugar para o funcionamento. A obra, que a princípio é para ser construída com recursos próprios, é um investimento de 3 milhões de reais mas que poderá receber ajuda federal para construção.

Quem não conhece Irati, ela fica no interior do estado paranense, tem aproximadamente 60 mil habitantes e é cortada pela rodovia BR 277 (leste a oeste do Paraná) e pela BR 153, também conhecida como Transbrasiliana. Aqui atuam as seguintes empresas de linhas regulares:
- Auto Viação Catarienense, com a linha Curitiba - Foz do Iguaçu
- J. Araujo e Cia, ligando Irati à Curitiba, Guarapuava, Inácio Martins, Palmeira, Prudentópolis e alguns distritos.
- Expresso Princesa dos Campos: tem como linha principal a Ponta Grossa x União da Vitória, que passa por várias cidades, e algumas linhas metropolitanas.

Há como comprar passagens de várias outras empresas, como do Grupo Garcia, Ecatur, NI, Reunidas, Real, Pluma e outras.

Fonte: André Felipe Mudrei/Jornal da Manhã

Comentários

  1. Andre, alem da rodoviaria, ja que tocou no assunto transbrasiliana, deveria ser feito uma materia sobre esta BR, afinal ela parece ter sofrido um ataque de meteoros, pois esta intrasitavel de tanta cratera, sim crateras, pois é esso o nome que podemos dar aos buracos que esta pista possue, ontem mesmo estorei um pneu do meu carro numa destas crateras. É uma vergonha que com tanto imposto que pagamos ao governo, tenhamos que arriscar nossa vida em uma BR no estado que esta a 153. Fica aqui uma pergunta, para onde vai todo o imposto que nos contribuintes deixamos para o governo? Pois todo mundo sabe, que se fosse os impostos no Brasil consomem no minimo sete meses do nosso trabalho, então se somos obrigados a trabalhar sete meses para pagar o governo, nada mais correto que termos o que é nosso por direito, uma BR segura, isso sem citar, educação e saude que tbm vao de mau a pior.

    Cintia Markovicz - Iratiense e infeliz usuaria da BR 153

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