MUDANÇAS | 20R30 Antes & Depois



Veículo quando novo, veio para operar na linha I20 - COLOMBO/SÃO JOSÉ que pertence a RIT-Rede Integrada de Transporte, a qual ele operou até a alguns dias atrás. O 20R30 da Viação São José, um Marcopolo Granviale sobre chassi Volvo B12M, junto dos 20R31 e 20R32 os quais também são do mesmo chassi do 20R30, estão sendo remanejados para o serviço metropolitano da COMEC, o qual a empresa também opera. Com essa mudança a empresa irá fazer uma inversão tirando os Volvo's do I20, e trazer os Mercedes Benz O500MA que operam a linha E11 - BOQUEIRÃO/T. AFONSO PENA, a mesma que é operada por articulados somente em horários de pico. Sendo assim, o 20R30 agora é o 20404, já os carros que operavam pela COMEC, os 20400, 20401 & 20402, ainda não tem previsão de quais prefixos irão receber.
Com essa mudança fica uma curiosidade sobre a questão dos prefixos, pois com o remanejamento dos 20R30 ao 20R32 para o metropolitano COMEC, eles estão seguindo os prefixos dos últimos articulados adquiridos no qual o ultimo foi o 20403, o ex: XY018 um Marcopolo Viale Articulado, sobre chassi Mercedes Benz O500MA, e os Volvo's irão do 20404 ao 20406, mais aí vem a questão! Como são carros remanejados, eles não teriam que dar continuidade aos antigos Volvo's B58 os ex's Carmo, os ER's 017 ao 023, que eram os 20993 ao 20999, então eles dariam a continuidade como 20990 ao 20992 ou se não seriam 20499 ao 20497 por estarem sendo remanejados, e os O500Ma que estão sendo remanejados também, seriam os 20R99 ao 20R97, mas vai entender a URBS pois é ela que define qual o prefixo o carro irá receber quando a empresa faz o remanejamento, a mudança de categoria.

Fotos: Kevin Willian | Ronaldo Santos

Comentários

  1. que mudança esquisita? qual o motivo real?
    e vc que trabalha na santo antonio sabe me dizer porque tiraram o 18G29 e 30 do Rio Verde e colocaram carros mais velhos 18A35 e 18A99?
    e no santa candida tinha 18G26 e 18G27 ficou 18g17 e 18G18 depois 18G34 e 18A43 agora 18G34 e 18G18 e 18G27 que é 2011 fica um dia numa linha outro em outra porque não volta pro santa candida?

    ResponderExcluir
  2. Essa mudança é para manter a I20 com mais veículos novos. Os O500MA são de fato mais novos que os Volvo B12M, sendo assim a São José está repassado os veículos de uma categoria para outra, apenas por isso.
    A questão do prefixo é simples: a São José está seguindo o sistema antigo, que determinava o Alimentador Articulado por XR400 até XR599, pois "em breve" a URBS assumirá todos os terminais de São José dos Pinhais. Como a SJ metropolitana é coordenada pela COMEC, o prefixo tanto faz, apenas que siga a lógica já está valendo. Já os 2099X são metropolitanos não integrados, pois são vermelhos e por isso foram para os prefixos "altos". Mas curiosamente, a única linha não integrada atendida por articulados é a E11, que pela URBS é considerada Alimentadora... Sim, é confuso!

    ResponderExcluir
  3. Dia 11 na linha maracana/santa candida era o 18G14

    ResponderExcluir
  4. Se for ver por isso, o XY018 deveria ter sido prefixado no final da sequencia, já os que passaram a ser alimentador, deveriam ter os prefixos 20R59, 20R58 e 20R57, já que à partir do XXR60 é troncal.
    Quanto a essa mudança é melhor assim, deixar veículos mais velhos para os picos e pôr os mais novos em tabelas cheias.

    ResponderExcluir
  5. Já eu acho que a empresa quer economizar colocando os O500MA no I20, já que os B12M tem a fama de beberrão, e os MBB são mais econômicos, sendo que os articulados na E11 são só em horários de pico!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DESENHOS | Por Antonio Junior

EXPRESSOS DA CRISTO REI ANOS 90!

DE034 | Antes & Depois